Referências

Instrumentos de gestão do Governo Federal

• Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial (PNPIR);

• Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN)

• Programa Nacional de Patrimônio Imaterial (PNPI);

• Plano Plurianual (PPA) (2012-2015);

• I Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de

Matriz Africana (2012-2015);

• Plano Nacional de Cultura (2012);

• III Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3) (2010);

• I Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (2012-2015);

• Diretrizes Curriculares para Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana (2004).

  

Marcos legais

• Constituição Federal de 1988 - artigos 3°, 4°, 5º; 215 e 216;

• Lei nº 9.459 de 13 de maio de 1997 sobre a injúria racial;

• Lei nº 10.639 de 9 de janeiro 2003, de que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”;

• Lei nº 10.678 de 23 de maio de 2003, que cria a SEPPIR;

• Decreto Nº 4.886 de 20 de novembro de 2003, que institui a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial;

• Decreto 5.051, de 19 de abril de 2004, que promulga a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho;

• Decreto nº 6.040 de 07 de fevereiro de 2007, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais;

• Decreto nº 6.177 de 01 de agosto de 2007, que promulga a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO;

• Portaria nº 992 de 13 de maio de 2009, que institui a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra;

• Decreto nº 6.872 de 04 de junho 2009, que institui o Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial;

• Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010 que institui o Estatuto da igualdade Racial;

• Decreto 7.272, de 25 de agosto de 2010, que define as diretrizes e objetivos da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.


OS POVOS TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA

• Elementos para a Definiçao e Conceituação Prof. Silas Nogueira (2012) a degravação das atividades e diálogos promovidos nesse sentido, inclusive do Seminário Territórios Das Matrizes Africanas No Brasil - Povos Tradicionais de Terreiro, Brasília - 14 e 15 de Dezembro de 2011.

 

COSTA E SILVA, Alberto.

• A manilha e a África de 1500 a 1700. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Fundação Biblioteca Nacional, 2002.

 

THORNTON, John.

• A África e os africanos na formação do mundo Atlântico (1400-l800). Rio de Janeiro: Elsevier; 2004.

 

PARÉS, Luis Nicolau (org.)

• Práticas religiosas na Costa da Mina. Uma sistematização das fontes européias pré-coloniais, 1600-1730.

URL: http://www.costadamina.ufba.br/, acessado em07/2011.

 

BERNARDO, Teresinha.

• Axé: rupturas e continuidades. São Paulo; revista Margem, 1997.

 

BRUMANA Fernando G.

In: “Reflexo Negros em Olhos Brancos: A academia na africanização dos candomblés”. ln: Afro-Ásia, nº 36, pp.153- 197,Salvador, 2007.

 

BALANDIER Georges.

Antropo-lógicas. Ed. Cultrix, São Paulo, 1976.p.189.

 

BORNHEIM, Gerd.

O conceito de tradição. ln: BORNHEIM, Gerd et al. Cultura Brasileira: tradição/ contradição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/ Funarte, 1987.

 

BAUMAN, Zygmunt.

Modernidade Líquida.1ª ed. Rio de Janeiro: J. Zahar Ed., 2001.

 

BURKE,P.

“Bricolagem de tradições”. Folha de S.Paulo, Cad. Mais,18/03/2001.

 

DOMINGUES, P.

• Uma história não contada: negro, racismo e branqueamento em São Paulo. São Paulo: Senac Nacional, 2004.

 

HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence. (orgs.)

• A invenção das Tradições: Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1997.

 

MUNANGA, Kabengele. .

• Rediscutindo a Mestiçagem no Brasil - Identidade Nacional versus Identidade Negra. Petrópolis: Vozes, 1999.

 

SODRÉ, Muniz.

• O Terreiro e a Cidade. Petrópolis-RJ: Vozes, 1988.

 

SODRÉ, Muniz.

• A Verdade Seduzida. Rio de Janeiro-RJ, DP&A, 2005.

 

SHILS, E.

• Tradition, Chicago: The University of Chicago Press, 1981.

 

VERGER, Pierre.

• Fluxo e refluxo do tráfico de escravos entre o Golfo do Benin e a Bahia de Todos os Santos: dos séculos XVII a XIX. 3. ed. São Paulo: Corrupio, 1987.

 

ALENCASTRO, L.

• O trato dos viventes. Formação do Brasil no Atlântico Sul. Companhia das Letras, São Paulo, 2000.

 

OLIVEIRA Paulo César Pereira.

• Povos Tradicionais de Matriz Africana. Texto apresentado no Seminário “Territórios das Matrizes Africanas no Brasil”, Brasília, 14 e 15/12/2011.

• Degravação da reunião organizada pela SEPPIR, nos dias 25 e 26 de Julho de 2011, Rio de Janeiro, com as seguintes participações: Muniz Sodré, Valdina Pinto, Paulo César Pereira de Oliveira, Sérgio Ferretti, Silas Nogueira, Silvany Euclênio e Nilo Nogueira.

 

ABIMBOLA, Wande.

• Ijìnlè Ohùn Enu Ifá - Apá Kíìní. Oyo, Aim Press & Publishers. 1968.

• Ijìnlè Ohùm Enu Ifá - Apá Kejì. Ibadan, Oxford UniPress, 1969.

• Sixteen Great Poems of Ifá. Lagos, Unesco, 1975a.468 pp.

• Yoruba Oral Tradition. Wande Abimbola (org.) Selections from the papers presented at seminar on Yoruba oral tradition: poetry in music, dance and drama. lle-ffe, Univ. of Ife, 1975b. 1093 pp.

• “lwàpèlé: The Concept of Good Character in Ifá Literary Corpus”. In: Wande Abimbola (org.) Yoruba Oral Tradition, pp. 389-420, Ife, Univ. of Ife 1975c.

• Ifá, an exposition of Ifá Literary Corpus. Ibadan Oxford Uni Press, 1976. 256 pp.

• Awon Ojú Odù Mérèerindínlógún. lbadan, Oxford UniPress, 1977a. 260 pp.

• The Study of Yoruba Literarure. Ilé-lfe, University of Ife Press, 1977b. 15 pp.

• “The Yoruba Concept of Human Personality”. In: La otion de Personne en Afrique Noire. Colloques lnternationaux nº 544, 1971, pp. 73-89, Paris, CNRS, 1981.

 

ABRAHAN, R. C.

• Dictionary of Modem Yoruba. Londres, Hodder&-Soughton,1962 [1946]. 776 pp.

 

ADEMAKINWA, J.A.

• Ife, Cradle of Yoruba. Lagos, Ed. Ademakinwa, 1956.

 

AFOLAYAN,Adebisi (org.).

• Yoruba Language and Literature. Ile-Ife, Nigeria, University of Ife Press, 982. 3l5pp.

 

ADEOYE,C.L.

• Àsà àti Ise Yorùbá. Ibadan. Oxford Univ. Press, 1979. 348 pp.

 

AJUWOM, Bade.

• Funeral Dirges of Yoruba Hunters. Lagos, Nok Pub. lnt.,1982.134pp.

 

ASIWAJU, I. A.

• “The Alakétu of Kétu and The Onimeko of Meko”. In: West African Chiefs, Michael Crowder & Obaro Ikime (org.), pp. 134-160, Ile-Ife, Nigeria, University of Ife Press, 1970.

 

AWOLALU, J. Omosade.

• Yoruba Beliefs and Sacrficial Rites. London, Logman Group, 1979. 203 pp.

 

BASCOM, William.

• The sociological role of the Yoruba cult group. American Anthropological. A., Memoir nº 63, 1944. 75 pp.

• “Yoruba Concepts of the Soul”. In: V International Congress of Anthropological. A. F. C. Wallace (Org.), pp. 169-179. Philadelphia,

Uni. of Philadelphia Press, 1960.

• Ifa Divination. Indiana, Indiana Univ. Press,1969. 575 pp.

• Sixteen Cowries. Indiana, Indiana Univ. Press,1980. 790 pp.

 

BASTIDE Roger.

• “A Cadeira de Ogã e o Poste Central”. In: Estudos Afro-Brasileiros, Coleção Estudos, V 18, São Paulo, Editora Perspectiva, 1973.


BARBER, Karin.

• “How Man Makes God ln West Africa: Yoruba Attitudes Towards The Orisa. In: Africa 51(3) pp. 724-745, 1981.

 

BARNES, Sandra T. (org.)

• Africa’s Ogun - Old World and New. Indiana Uni.Press, 1997.

 

BARRETTI, FILHO.

• Aulo. “Orúnmìla: um dos Deuses do Panteão Religioso Yorùbá”. In: Revista Ébano, nº 7/8 maio, p.17, São Paulo, 1981.

• “Egum, os espíritos ancestrais”. In: Revista Planeta, nº 162: 43-49, São Paulo, 1986.

• “Orúnmìlà e a Trajetória do Oráculo: do ikin aos búzios, as perdas e o poder de preservação no Camdomblé”. - Comunicação apresentada no V Congresso Afgro-Brasileiro, Salvador, 1997. 44 pp. (mimeo-inédito)

• Egúngún. URL: http://aulobarretti.sites.uol.com.br, 2003.

• “Osóòsì: O Orìsà Provedor do Homem e dos Orìsà”. Conferência de abertura do VII Alaiandê Xirê - Seminário e Festival Internacional do Ilê Axé Opô Afonjá. Salvador, Bahia, 2004.

• A Imortalidade Yorùbá nos Candomblés Kétu”. Comunicação apresentada no XXIII Moitará – Encontro da SBPA - Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica. Campos de Jordão, SP, 2009. 25pp. (mimeo-inédito)

• Dall’oralità alla scrittura - La Riafricanizzazione”. ln: La Voce Degli Dei, In: Bruno Barba (org.), pp.118-135. Gênova, Cisu, 2010a.

• Dos Yorùbá ao Candomblé Kétu - Origens, Tradições e Continuidade. Aulo Barretti Filho (org.), São Paulo, Edusp, 2010b. 302 pp.

• Osóòsi e Èsù, os Òrisà Alákétu”. In: Dos Yorùbá ao Candomblé Kétu. Aulo Barretti Filho (Org.), pp. 75-139. São Paulo, Edusp, 2010 c.

• “Oferenda ao Orí, Borí, um rito de comunhão”. (Revista Ébano, Ano IV nº21, pp. 4, São Paulo, 1984. Revisto e ampliado para edição online.) In: 04º Edição do Magazine On_Line Olórun, URL: http://www.olorun.com.br/ , 2011.

 

EIER,Ulli.

• Yoruba Poetry - An Anthology of Traditional Poems. London, Cambridge University Press,1970.126pp.

• The Return of the Goods - The sacred Art of Susanne Wenger. London, Cambridge University Press,1975.120pp.

• Yoruba Myths. London, Cambridge University Press, 1980. 82pp.

 

BEIER, Ulli &BERNOLLES, Jacques.

• Les Masques Guèlèdè. Etudes Dahoméennes, Nou velle Série, 1966 Numéro Spécial. Porto Novo, Dahomey, lmprimene du Gouvernement, 1966. 35pp.

 

BIOBAKU, S. O.

• Sources of Yoruba History. Oxford, 1958.

 

BOGUMBE, I.A.

• Iwé Odù Ifá: Ogbè Òyèkú-Ogbè Ofún. San Bernardino, Ilé Orúnmìlà Communications.1995.134pp.

 

BRAGA, Julio Santana.

• Le Jeu de “Búzios” dans le Candomblé de Bahia. Lubumbashi, Uni. Nac. du Zaire - Tese de Doutorado, (mimeo-inédito) 1977.

 

BRUMANA, Fernando G.

• “Reflexos negros em olhos brancos: A academia na africanização dos candomblés”. In: Revista Afro-Asia, nº 36:153-197, 2007.

 

CABRERA, Lydia.

• Anagó - Vocabulario Lucumi. Havana, Colección Del Chicherekú, Ediciones C. & R., 1957.

• Yemayá y Ochún. New York, Ediciones C. & R./ 1980.

• El Monte. Miami, Ediciones C.& R., 1983.

 

CAPINAM, M. B. & RIBEIRO, O. A.

• “A Coroa de Xangô no Terreiro da Casa Grande”, In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n.º 21, Rio de Janeiro, 1986.

 

CARYBÉ & VERGER Pierre.

• Orixás. Coleção Recôncavo nº 10, Impressa Vitória. Salvador; Bahia, 1955.

 

CASTRO, Yeda Pessoa de. 

• “Antropologia e Linguística nos Estudos Afro-Brasileiros.” In: Afro-Asia, n.º 12: 201-227, Salvador;

 

CEAO, 1976.

• “Das Línguas Africanas ao Português Brasileiro.” In: Afro-Asia, n.º 14: 81-106, Salvador, CEAO, 1983.

 

CLARKE, J. D.

• “Ifa Divination”. In: Journal of RAI, Vol. 69, pp. 235-56, Londres, 1939.

 

CMS.

• A Dictionary of the Yoruba language. lbadan, CMS, xford Universit Press, 1980 [1950-1913]. 460 pp.

 

COURLANDER, Harold.

• Tales of Yoruba Gods & Heroes. New York, Original Publications, 1973. 243pp.

 

COSTA LIMA, Vivaldo da.

• A Família de Santo nos Candomblés Jeje Nagôs da Bahia: Um Estudo de Relações Intra-Grupos. Salvador, UFBA, Pós-Graduação (mimeo), 1977. 210pp

• “Ainda Sobre a Nação de Queto”, In: Faraimará:o caçador traz alegria, Cléo Martins & Raul Lody(org.), pp. 67-80. Rio de Janeiro, Pallas, 1999.


CROWDER, Michael & IKIME, Obaro ( org.).

• WestAfrican Chiefs, Selection of the paper presentof lnternational Seminar ílé-lfe, University of IfePress, 1970. 453 pp.

 

DARAMOLA, Olu. & JEJE. Adebayo.

• Awon Asà ati Orìsà IleYoruba. lbadan, Oníbon-Ojé Press, [1967] 1975. 300pp.

 

DOS SANTOS Deoscóredes M.

• História de um Terreiro Nagô. Salvador, Carthago & Forte, 1994 [1962].174pp.

• ELBEIN DOS SANTOS, Juana . Os Nàgó e a Morte, Petrópolis, Ed. Vozes, 1976.

• “Pierre Verger e os resíduos coloniais: o outro fragmentado.” In: Revista Religião e Sociedade, nº 8, pp.11-20, São Paulo, 1982.

 

& DOS SANTOS Deoscóredes M.

• “Ancestor Worship, in Bahia: The Egun Cult”. In: J. Société des Américanistes, Vol. 52, pp. 79-108, Paris. Musée de L’Homme,1969.

• “Esù Bara Láróye, a comparative study” Ibadan, lnstitute of African Studies, Univ. of lbadan, (mimeo--inédito) 1975.

• “Esù Bara, principle of individual life in the Nàgó System”. In: La Notion de Personne en Afrique Noire. Colloques lnternationaux nº544, 1971, pp. 45-60, Paris, CNRS, 1981.

 

ELUYEMI, Omotoso.

• The Living Art & Crafts of Ile-Ife. Ilé-Ifè, Adesanmi Printing Works,1978.

• This is Ile-lfe. llé-lfè, Adesanmi Printing Works, 1986. 62pp.

 

EPEGA, Afolabi.

• Ifá - The ancient wisdom. Londres, Imole Oluwa Inst. Pub., 1983.100, pp.

• Obì - The Mystical Oracle of ifá Divination. Londres, Imole Oluwa lnst Publ., 1985. 36pp.

 

NEIMARK, P.J.

• The Sacred Ifá Oracle. San Francisco, Harper San Francisco, 1995. 550pp.

EPEGA, Daniel Olarimiwa.

• Obì - Akim’oran. Imole Oluwa Inst . Publ., Londres, 1965. 53pp.

 

EPEGA, David Onadele.

• The Mistery of the Yoruba Gods. Lagos, 1931.

 

FABUNMI, C. M. A.

• Ife shrines. Ilé-lfé, University of lfé Press, 1969.30pp.

• A traditional history of Ile-Ife. llé-lfé, King Press, 1976. 25pp.

 

FADIPE, N.A.

• The Sociology of the Yoruba. lbadan, lbadan Univ. Press, 1970. 353pp.


FAGG, William &PEMBERTON 3RD, John.

• Yoruba - Sculpture of West Africa. Bryce Holcombe (org.) New York, Alfred A. Knopf, Inc. 1982. 210 pp.

 

FÁLÀDÉ, Fásínà.

• Ifá: the key to its understanding. Lynwood, Arà Ifá Publishing, 1998. 750pp.

 

FÁLOKUN, A. F.

• Èsú-Elegba. New York, Original Publications, 1992a.

• Awo: Ifá and the Theology of Orisha Divination. New York, Original Publications, 1992b. 215 pp.

• FAMA, Aìná Adéwálè Somadhi. Fundamentals of the Yorùbá Religion (Òrìsà Worship). San Bernadino, Ilé Òrúnmìlà Comm., 1993. 244 pp.

• Sixteen Mythological Stories of Ifá. San Bernadino, Ilé Òrúnmìlà Comm., 1994 . 158pp.

• Fama’s Èdè Awo - Òrìsà Yorubá Dictionary. San Bernadino, Ilé Òrúnmìlà Comm., 1999. 143 pp.

 

FASOGBON, M. O.

• The ancient constitutional history of Ile-Ife Ooyelagbo. Ilé Ifé, Unity Comm. Printers, 1985. 46pp.

 

FOLAYAN, Kola.

• “Yoruba Oral History: some Problems and Prospects”. ln: Yoruba Oral Tradition., Wande Abimbola (org.), pp. 89-114, Ile Ifé, Uni. of Ifé, 1975.

 

GLEASON, Judith.

• A Recitation of Ifa, Oracle of the Yoruba. N.York, Grosman Publ., 1973.

 

GONÇALVES DA SILVA, Vagner.

• Orixás da Metropole, Petrópolis, Ed. Vozes, 1995.

• O antropólogo e sua magia. São Paulo, Edusp, 2000.

 

IDOWU, E.

• Bolají. Olódùmarè, God m Yoruba belief, Ibadan, Longman Group, 1977.

 

JOHNSON, James.

• “Yoruba Heathenism”, In: At the Back of the Man’s Mind, Dennet, R. E., Londres, Frank Cass & Co. Ltda., 1968 (1921).

 

JOHNSON, Samuel.

• The History of the Yorubas, Londres, Routledge & Kegan Paul Ltda., 1973.

 

KUMUYI, Ebun-Oluwa.

• “What is really Esù?”, Internet: www.awostudy center.com, 2003.

 

LAWAL, Babatunde.

• “Orilonise: the hermeneuics of the head and hairstyles among the Yoruba”, In: Tribal Arts, Internet: www.tribalarts.com/feature/lawal/, 2002.


LEITE , Fabio R. R.,

• A Questão Ancestral, São Paulo, FFLCH-USP, Tese de Doutorado, (mimeo), 1982.

 

LEPINE, Claude.

• Contribuição ao estudo do sistema de classificação dos tipos psicológicos no Candomblé Ketu de Salvador. São Paulo, FFLCH-USP, Tese de Doutorado (mimeo), 1977.

 

LIJADU, E. M.

• Ifá: Imole Re ti Ise Ipile lsin ni Ile Yorùbá. Ado-Ekiti (1898), Omolayo S. Press of Nigeria, 1972.

 

LUCAS, J. Olumide.

• The Religion of the Yorubas. New York, Athelia H. Press, (1948) 2001.

 

MAUPOIL, Bernad.

• La Géomancie à l’ancienne Côte des Esclaves. Paris, MTIE, n.º 42, 1943. 700 pp.

 

MARINS, Luiz L.

• “Èsù òta Òrìsà: um oríkì polêmico. In: Jornal Tambor, ano 3, n.º 23, Guararema, SP, 2001.

• Ifá - História Sagrada dos Orixás - Pesquisa, versão e composição de mitos e textos sacros. Em andamento, inédito. 2002/2011.

• “Èsù òta Òrìsà”. In: Dos Yorùbá ao Candomblé Kétu. Aulo Barretti Filho (org.), pp. 20-74. Edusp, São Paulo, SP. 2010.

 

HAZOUMÉ, Paul.

• Le Pacte de Sang au Dahomey. TMIE, n.º XXV, Paris, Inst. D’Ethonologie, 1916. 167pp.

 

HERSKOVITS, J. Melville & HERSKOVITS, F. S.

• An Outline of Dahomean Religious Belief (MAAA, n.º41,1933) New York, Kraus Reprint Co., 1976. 77pp.

 

HUET, Michel.

• The Dance, Art and Ritual of Africa. New York, Pantheon Books, 1978. 241pp.

 

NEIMARK , Philip John.

• The Way of the Orisa. San Francisco, Harper San Francisco, 1993.


OBAYEMI, Ade.

• “History, Culture, Yoruba and Northern Factors”. In:

Studies in Yoruba History and Culture. G. O. Olusanya

(org.), Cap. 5: 72:87, Ibadan, Uni. Press Limited, 1983.

 

ODUYOYE, Modupe.

• Yoruba Names - Their Structure and their Meanings. Ibadan, Karnak House, 1987 [1972]. 108pp.

 

ÒGÚNBÒWÁLÉ, P. O.

• Àsà Ìbíle Yoruba. Ibadan, Oxford University Press, 1979 [1966]. 88pp.

• Àwon Irúnmalè Ilè Yorùbá. Ibadan, Evans Brothers Limited,1980 [l962]. 80pp.

• The Essentials of the Yoruba Languege. London, Hodder and Stoughton, 1970. 206pp.

 

OKEMUYIWA, Gbolaha.

• “Irúnmolè and their relationship with Man.” In: Orunmila Magazine, n.º 2, Lagos, 1986.

 

OLÁJUBÙ, Olúdáre.

• Akojopo Iwì Egungun. Ibadan, Longman Nigeria Ltd, 1972.142pp.

• “Composition and Performance Techniques of Iwì Egúngún. In: Wande Abimbola (org.), Yoruba Oral Tradition, pp. 877-933, Ife, Univ. of Ife, 1975.

• Iwé Asà Ìbílè Yorùbá. Ibadan, Longman Nigeria Ltd, 1981 [1978]. 201pp.

 

OLINTO, Antonio.

• A Casa da Agua. Rio de Janeiro, Editora Bloch, 1969. 451pp.

• O Rei de Keto. Rio de Janeiro, Editora Nórdica, 1980. 295 pp.

 

PARÉS, Luis Nicolau (org,).

• Práticas religiosas na Costa da Mina. Uma sistematização das fontes européias pré-coloniais, 1600-1730. URL: http://www.costadamina.ufba.br/, acessado em 06/2011.

 

PARRINDER, E. Geoffrey.

• The Story of Ketu, an ancient Yoruba kingdom. Ibadan, lbadan Univ. Press, 1956.106 pp.

 

PESSOA DE BARROS, José Flávio.

• Ewé Òsányìn: Sistema de Classificação de Vegetais nas Casas de Santo Jêje-Nagô de Salvador, Bahia. Tese de Doutoramento, São Paulo, FFFCH da Usp, 1983. (mimeo)

• A Fogueira de Xango, o Orixá do Fogo. Rio de Janeiro, Intercon, UERJ, 1997.

 

VOGUEL, Arno & SILVA MELLO, M. A.

• A Galinha D’Angola. Rio de Janeiro, Pallas, 1998 [1993].

 

PRANDI, Reginaldo.

• Os Candomblés de São Paulo. São Paulo, Hucitec--Edusp, 1991.

• Herdeiras do Axé. São Paulo, Ed. Hucitec, 1996.

 

& GONÇALVES DA SILVA, Vagner.

• “Reafricanização do Canaomblé em São Paulo”. In: XI Encontro Anual da ANPOCS, São Paulo 1987 (mimeo-inédito ).

• “Axé São Paulo”. In: Meu sinal está no teu corpo. Carlos Eugenio Marcondes Moura (Org.), São Paulo, Edicon/Edusp., 1989a.

• “Deuses tribais de São Paulo”. In: Ciência Hoje, CBPC, Rio de Janeiro, 10(57): 34-44, 1989b.

 

REGO, Waldeloir.

• “Mitos e Ritos Africanos da Bahia”. In: Iconografia dos Deuses Africanos no Candomblé da Bahia, Salvador, Raízes, 1980.

 

RYDER, Alan.

• Benin and Europeans. Ibadan, Longman Group, 1977.

 

SÀLÁMÌ, Síkírù.

• Poemas de Ifá e valores de conduta social entre os Yorùbá da Nigéria. São Paulo, FFLCH-USP, Tese de Doutorado, 1999.

 

SANTOS, Maria Stella de Azevedo.

• Meu Tempo é Agora. Salvador, Centrhu, 1995 [1993].124pp.

 

SIMPSON, George E.

• Yoruba Religion & Medicine in lbadan. Ibadan, Oxford Uni Press, 1980.

 

TAVARES, Ildásio.

• “Oriki Oyê Orukó”. ln: Faraimará: o caçador traz alegria, Cléo Martins & Raul Lody (org.), pp. 209-229. Rio de Janeiro, Pallas, 1999.

 

VERGER, Pierre.

“L’influence du Brésil au Golfe de Bénin”. In: lês Afro-Américains, Mémoires do IFAN, nº27 P.P, 11-110, 1953.

• Dieux D’Áfrique.Paris, Paul Hartmann Editeur, 1954.

• Flux et Reflux. Paris Mouton, 1968.

• “Grandeur et décadence du cult de Iyàmi Òsòrònga”. In: Journal de la Sociéte des Africanises, Vol.35(1):141-243,1965.

• “Notion de Personne et Lignée Familiale chez lês Yoruba”. In: La Notion de Personne en Afrique Noire. Colloques Internationaux nº 544, 1971, pp. 61-71,

 

Paris, CNRS 1981.

• “A Sociedade Egbé Òrun dos Àbíkú”. In: Afro-Asia, n.º 14:138-160, Salvador, CEAO,1983.

• “O Deus Supremo Ioruba, uma revisão das fontes”. In: Afro-Asia, n.º 15:18-35, Salvador, CEAO, 1992.

• Notas sobre o culto aos Orixás e Voduns. São Paulo, EDUSP, 1998 [1957].

 

& BASTIDE, Roger.

• “Contribuição ao estudo da Adivinhação no Salvador (Bahia)”. In: Revista do Museu Paulista, São Paufo, Vol. VII: 357-380, 1953.

 

VERGER, Pierre Fatumbí.

• Awon Ewé Osanyin. Ile-Ifé, lnst . of African Studies - Uni. of Ife,1967. 70 pp.

• Orixás, deuses iorubas na África e no Novo Mundo. Salvador, Ed. Corrupio / Circulo do Livro, 1981.

 • Lendas dos Orixás. Ilustrações de Enéas Guerra Sampaio. Salvador, Editora Corrupio, 1982. [Edição exclusiva e inédita].

• 50 anos de Fotografia. Salvador, Ed. Corrupio, 1982.

• Lendas africanas dos Orixás, Salvador. Editora Corrupio, 1985.

• “Etnografia Religiosa Iorubá e Probidade Científica.” In: Revista Religião e Sociedade, nº 8, pp. 3-10, São Paulo, 1982.

• Ewé - O uso das plantas na sociedade Ioruba. Salvador, Comp. das Letras, 1995.

 

WILLIETT, Frank & EYO, Ekpo.

• Treasures of Ancient Nigeria. New York, Borzoi Book / Alfred. A. Knopf Inc., 1980. 162 pp.

 

ZIEGLER, Jean.

Os Vivos e a Morte. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1977.